quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estúdio fotográfico caseiro =)


Muitos bloggers, que escrevem reviews de figures, ilustram seus posts com fotos excelentes as quais parecem ter sido feitas por profissionais. Embora alguns sejam fotógrafos de gabarito, a maioria utiliza recusos improvisados e simples os quais estão ao alcance de qualquer um que resolva tentar fazer suas próprias fotos de qualidade.


Um dos primeiros tutoriais que encontrei é este do HappySoda. Como se vê, é bem mais simples do que parece. Claro que boas fotos demandam uma boa câmera, assim câmeras de celular estão totalmente fora de cogitação caso se queira produzir um trabalho digno de nota. Porém não é estritamente necessário investir numa câmera como a Canon SX10 IS, ou superior, que aparece na foto. Uma câmera barata e de qualidade excelente é a Canon A590IS a qual eu recomendo por experiência própria. Ela custa entre R$300 e R$400 nos lugares certos. Obviamente alguns conhecimentos dos princípios da fotografia também são necessários. O próprio manual de sua câmera pode servir como um cursinho básico.


Uma boa câmera eu já possuia desde o final do ano passado, contudo o que finalmente me motivou a construir meu próprio estúdio caseiro foi este tutorial produzido pela minha amiga Bakamandy do Tsuki-board. É um estúdio um pouco mais elaborado que o do HappySoda contudo ainda é bastante simples. Foi nele que me baseei para construir o meu próprio.


Preferi fazer minha própria caixa em vez de utilizar uma já pronta, assim pude construir meu estúdio de um tamanho que me fosse adequado. Os materiais utilizados foram: cartão pluma revestido (o tipo que se utiliza para fazer paspatur), quatro folhas de papel vegetal tamanho A1, um metro de filme plástico azul do tipo utilizado em paredes de aquários, cola e fita adesiva. O custo total ficou em torno dos R$70, o que é muito mais barato que os R$250, ou mais, que se cobra num estúdio pronto e bem menor que esse que eu fiz. Claro que nesse preço não estão incluídas as luminárias e respectivas lâmpadas. Um trio similar a este que adquiri custará em torno de R$250.

Espero que agora meus prometidos reviews de figures possam sair com mais freqüencia! =)


Nenhum comentário: