segunda-feira, 16 de março de 2009

Figures baratas à venda!


Colecionar figures não é um hobby barato, mas não é apenas de figures caras que se faz uma boa coleção. O objetivo deste post é mostrar que existem figures custando entre 15USD e 30USD as quais podem valer a pena colecionar. Fabricantes tais como a Sega (a mesma dos videogames), Banpresto (idem), Bandai, Yujin e mesmo a Max Factory, com suas Figmas, e a Kayodo, com os Revoltecs, produzem inúmeras figures cuja qualidade pode variar do aceitável ao muito bom, cujos preços estão na faixa que mencionei e que podem estar ao lado de figures mais caras sem fazer feio.
O primeiro exemplo que posso citar é justamente a Rei Ayanami Aero Cat feat. Poyoyon da Sega, que aparece juntamente com a Asuka in Plugsuit Gathering da E2046 na foto do topo do meu blog. Elas não fazem parte de um set, não são vendidas juntas e estão em extremos opostos da escala de preços de figures, mas fazem uma bela dupla, como se vê pela foto :)



As Rei e Asuka Aero Cats são apenas mais uma reinterpretação de duas personagens que se tornaram clássicas, a Asuka Plug Suit Gathering é outro exemplo de uma dessas várias releituras. Existem centenas de figures da Rei e da Asuka, de todos os preços e tamanhos. As Aero Cats custaram menos de 30USD (correio e imposto não inclusos), sua qualidade não se compara à das melhores figures em termos de acabamento e pintura, mas elas enriquecem qualquer coleção em que estejam.



Outro exemplo de figure barata mas que pode agradar muita gente é esta Asuna Kagurazaka, de Mahou Sensei Negima!, também feita pela Sega, ela custa cerca de 15USD e sua escala é de 1/8 aproximadamente.



Uma personagem bem menos conhecida é a Feldt Grace, de Gundam 00. Produzida pela Banpresto, esta figure também custa em torno de 15USD e possui boa qualidade e tamanho (escala 1/8) para o seu preço.



Uma que chegou pra mim semana passada é esta Nami, de One Piece, fazendo cosplay de Goku. Existe uma Bulma de cosplay do Ruffy, mas não gostei tanto quanto da Nami :) Ambas são da Banpresto, 15USD e 1/8 cada uma.


Outra figure que me custou barato, mas que é bem legal e uma das minhas preferidas é esta Tsukishiro Mina, de Getsumen To Heiki Mina. Ela está com seus propulsores foguete em forma de cenouras e disparando mísseis cenouras também :) É da Sega e da mesma faixa de preço das anteriores.



A próxima é uma personagem muito especial para mim e que estará ainda presente na memória dos fans da minha idade mais ou menos. É a Lola da Patrulha Estelar (Yuki Mori, Uchuu Senkan Yamato), uma das "anime girls" que mais me emocionaram e cativaram :) Gostaria de ter uma figure dela de melhor qualidade, mas esta é a única que consegui achar em que Lola usa seu uniforme amarelo, no qual ela aparecia na ponte de comando da Argo (Yamato). Além de operadora de radar, ela trabalhava como enfermeira e chefiava a cozinha :P Ela não era apenas o par romântico do vice capitão Wildstar (Susumu Kodai). Como único tripulante do sexo feminino, era também a "mãe" de toda a tripulação da nave :) Esta figure é da Taito, 1/8 aproximadamente e preço de 16USD.



Da minha experiência pessoal, as figures baratas de melhor qualidade são as da Sega, Banpresto e Bandai.
Ainda falta falar dos "gashapons" e das "trading figures". Gashapons são figures bem pequenas vendidas em saquinhos plásticos transparentes, produzidos pela Bandai e pela Yujin principalmente. Na verdade o nome "Gashapon" é marca registrada da Bandai. Eu não gosto muito deles pois a qualidade é bem ruim, especialmente os feitos pela Yujin. As trading figures são vendidas em caixas de papel e têm qualidade muito melhor, mas em compensação, um "set" de trading figures pode custar tão caro quanto uma PVC figure das melhores, o que não é muito vantajoso a meu ver.





A primeira foto é um set de trading figures da Bandai, são as meninas do anime Magical Canan (há uma versão hentai chamada Septem Charm Magical Kanan). Da esquerda para a direita: Cerulean Blue, Chihaya, Carmine e Septem. Este set me custou menos de 15USD e é muito bem feito, foi uma ótima aquisição :)
A segunda, e última foto, é da Winry Rockbell de Full Metal Alchemist, uma trading figure bem legal, embora eu não goste de figures em que faltam as pernas (esta é a única da minha coleção). É da Bandai e me custou R$30 aqui no Brasil.

O melhor lugar para se pescar boas figures a preços baixos é o eBay, ou a E2046. Mas lojas como a Play-Asia ou a Hobby Link Japan também são boas opções, embora eu somente aconselhe estas últimas no caso de figures de até 25~30USD no máximo, pois as mercadorias vindas delas são sempre taxadas pela alfândega brasileira e, como o imposto é de 60%, é como se você pagasse duas vezes pela mesma coisa. Comprando pelo eBay, muitas vezes é possível escapar desse imposto canalha. Em outro post, darei dicas de como fazer para comprar no eBay e os cuidados que se deve ter.

Um comentário:

Valéria Fernandes disse...

Muito bom, moço. Gostei do post, mas acho que precisa mexer na formatação.

Ah, a Lola só era a única tripulante na primeira e, talvez, na segunda temporada. Na terceira temporada de Yamato, aparecem umas tripulantes anônimas. :)

Por favor, leia o e-mail que te mandei.