domingo, 1 de março de 2009

Gwendolyn Ohime-Sama!



No último dia 25/02 recebi minha Gwendolyn, um mês e meio após ter sido enviada de HK. A demora deveu-se ao grande tamanho da caixa em que ela veio, junto com outras duas figures mais, e, por causa disso, ficou muito tempo retida na alfândega. Caixas grandes demoram a serem liberadas, sei disso porque já recebi figures em até seis dias após terem sido postadas de HK. Em breve pretendo fazer um post sobre as agruras que um colecionador de figures no Brasil enfrenta para manter o seu hobby.

Gwendolyn, para quem ainda não sabe, é a princesa valquíria personagem do jogo de videogame Odin Sphere, um RPG para Play Station 2, lançado pela Atlus em 2007. O ponto forte do jogo são os magníficos gráficos 2D, ilustrados como se fossem tirados de algum livro de fantasia, explorando ao máximo as possibilidades do PS2, que, após dez anos, já vai no fim de seu reinado, infelizmente. Conheci Odin Sphere após ter baixado via torrent o seu artbook oficial. Quando a versão em inglês do videogame foi lançada nos EUA, eu a baixei também... E eu ainda não tinha um console PS2! Foi este RPG que me motivou a comprar o console. Após 100h exaustivas, porém muito divertidas, zerei o jogo. Não se espantem com a demora, este foi o primeiro RPG que já joguei até o final.

Caso este review houvesse sido publicado há um mês, ainda seria novidade, mas aqui em Pindorama (Brasil) quase sempre recebemos nossas figures depois dos americanos e europeus, mesmo que sejam postadas para nós logo depois do lançamento no Japão. Porém, embora eu não tenha feito uma busca extensa no Google, creio que este seja um dos primeiros reviews desta figure na nobre língua de Camões, se não for o primeiro.

Alter é uma das empresas que lideram qualitativa e numericamente o mercado japonês de PVC figures. Seus lançamentos estão sempre entre as melhores figures em termos de pintura, qualidade do material e acabamento. Embora algumas das figuras da marca Alter tivessem problemas, observa-se um esforço constante em fazer sempre melhor, ainda que os preços também se elevem na mesma proporção. A Gwendolyn da Alter é um marco entre as figuras de PVC pois, pela primeira vez, temos uma figura de produção em massa cuja qualidade não fica nada a dever ao protótipo, cujas fotos são divulgadas meses antes do lançamento oficial. Não raras são as vezes em que uma figura de produção fica de tal forma aquém do protótipo que chega a decepcionar. Este não é de forma alguma o caso da Gwendolyn da Alter! Apenas uma outra versão em figure da bela princesa se compara à da Alter, é um garage kit pré-pintado e produzido em tiragens limitadas pela E2046 de Hong Kong. Porém a Gwendolyn Alter representa mais fielmente a personagem tal como ela aparece no jogo e no artbook.




Em todos os sentidos esta figure é uma obra prima. Seu escultor, Noritaka Fukumoto, estava maravilhosamente inspirado quando a fez. Ele soube capturar extremamente bem toda a beleza e graciosidade de Gwendolyn ao criar sua representação tridimensional. Todos os detalhes são um prazer para nossos olhos. Gwendolyn está descendo do ar, pousando sobre um toco de árvore (que nos remete diretamente à floresta que é a primeira fase do jogo, logo após o treinamento inicial com a personagem). Sua pose é graciosa e elegante: as grandes asas azuis abertas, seu pé direito tocando levemente a extremidade do tronco, seus braços erguidos àcima de sua cabeça, elevando bem alto sua lança com a Psypher na ponta. Embora Gwendolyn seja uma figura na relativamente pequena escala de 1/8, sua base, a pose e a lança fazem dela a figure mais alta de minha coleção, o que é bom pois tal beleza precisa se destacar :)




A tiara dourada e os adornos de penas que emolduram seu lindo rosto, assim como seu cabelo trançado e enrolado por trás da cabeça, me faz lembrar a Princess Tutu, esculpida por Bubba, inclusive a pose é bastante semelhante. Noritaka Fukumoto deve ter se inspirado no trabalho de Bubba, talvez.
Uma das maiores demonstrações da habilidade de um criador de figures é representar aquilo que não se vê nas ilustrações oficiais. A não ser em alguns sketches do artbook, Gwendolyn sempre aparece quase de perfil, mas Fukumoto fez com que ela seja tão bela vista de costas quanto o é de frente.



Fukumoto se vale de especial "licença poética" para representar a roupa de baixo da princesa valquíria, a qual nunca se vê nem no artbook. Em minha imaginação, creio que Gwendolyn talvez usasse uma calcinha menos "cavada" e mais adequada à uma princesa, mas Fukumoto acrescentou este detalhe ecchi talvez para agradar aos apreciadores do "fan service"... e, felizmente, Gwendolyn não é uma princesa Disney! :)



A Gwendolyn da Alter não é uma figure das mais baratas e seu preço pode ser proibitivo para muitos, especialmente nesta época em que os lobos do mercado financeiro aqui do Brasil estão jogando a cotação do dólar nas alturas em sua avidez especulativa, mas ela vale cada centavo. Esta é a certeza que se tem ao tirá-la de sua caixa e a contemplar em suas mãos, se você é um colecionador sério tal como eu sou.



Este meu primeiro review está muito aquém daqueles que costumam ser feitos em muitos bons sites e blogs, alguns dos quais estão em minha lista de links. Especialmente sei que minhas fotos deixam a desejar, mas espero ir melhorando aos poucos, com melhores fotos e melhor layout do blog. Enquanto isso, eu deixo aqui o link do primeiro, e ainda o melhor, review fotográfico da Gwendolyn que encontrei, o do foo-bar-baz.


21 comentários:

Scrent disse...

Muito linda essa Gwendolyn e ela é mesmo enorme... Teria dificuldades em achar uma boa localização para ela aqui.

Uma pergunta: Onde você costuma adquirir suas figures? Tenho experiência somente com a play-asia.com (que eu recomendo) mas é sempre bom conhecer outras lojas confiáveis que entreguem para o Brasil.

Kamugin disse...

Já comprei algumas coisas na Play-Asia, mas para figures eu recomendo a www.e2046.com, foi com eles que eu adquiri esta Gwendolyn, mas está esgotada. Uma outra loja na qual você ainda pode comprá-la é a www.kidnemo.com, que eu também recomendo, ou pelo www.ebay.com.

yuna . disse...

adorei a boneca(nao sei se pode chamar assim...)! mto linda!^^

So tenho uma sugestao...o layout preto deixa mto ruim a leitura...pelo menos quando termino d ler so vejo tdo listrado!=/

Sorte no blog!

Ivan Lima Advocacia disse...

Olá, parabéns pela iniciativa. Sou iniciante no hobby e acho ainda um pouco caro, mas compensa pela beleza das peças.

Valéria Fernandes disse...

O post saiu! ^_^ Acho essa figure a mais bonita que a apareceu aqui em casa.

N divórcio brigarei por ela. ;)

Leandro disse...

ótima postagem. Aliás. fiquei com inveja vendo a sua lista de figures, faz a minha parecer nada, XD. De qualquer jeito, você se importaria se eu colocasse o seu blog na lista de parceiros do Subete Animes.

http://subeteanimes.blogspot.com

Kamugin disse...

@Yuna> Prefiro que você as chame de "PVC figures" ou "Figuras de PVC", pois "bonecas" são aquelas vendidas nas lojas de brinquedos! :) Quanto ao layout, obrigado pela dica, tentarei melhorá-lo aos poucos.

@IV4N> Obrigado pelo apoio!

@Shoujofan > Precisarei comprar outra então, para me garantir! :P

Kamugin disse...

@Leandro> Muito obrigado! Pode colocar meu blog na sua lista, será um prazer. Farei o mesmo colocando o link do seu na minha.

Gustavo disse...

Muito bonita essa figure, ao vivo deve ser melhor ainda. Esse mês eu fiz minha primeira compra na playasia.
http://www.play-asia.com/paOS-13-71-8x-77-e-49-en-15-claymore-70-2alh.html
Não sei nada sobre o fabricante, apenas achei o modelo muito legal.
Todas as compras que você já fez foram taxadas pela Receita? Já estou preparado mas vai ser triste...

Kamugin disse...

Eu já vi essa Clare de perto, é uma figure de grande qualidade, a Mega House é um dos melhores fabricantes, tenho várias figures feitas por eles. A Play-Asia é uma boa loja e possui um serviço muito confiável, mas o que se compra com eles é sempre taxado quando chega aqui. Uma loja que recomendo e cujas encomendas, na maioria das vezes, escapam do imposto é a www.e2046.com.

Gustavo disse...

Obrigado pelas informações. Agora é esperar e torcer. Pode deixar que darei uma olhada nesse site.

Unknown disse...

Belíssima essa Figure. E está de parabéns pelo seus reviews, são excelentes.
Encontrei seu site procurando um lugar onde comprá-la. Infelizmente não estoua chando nem no e-bay. :(

Kamugin disse...

Mihary, tenho duas Gwendolyn e estou vendendo uma http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-132616638-gwendolyn-pvc-figure-odin-sphere-by-alter-ps2-figura-anime-_JM
Se você comprá-la por fora do ML, posso lhe dar um desconto.

Unknown disse...

Você também é de Brasília? Que coincidência incrível!
E nem acredito que você tem uma vendendo. Não olhei no mercado livre pois tinha certeza de que não acharia.
Quanto fica? Já foi aberta?

Kamugin disse...

Moro em Brasília sim. A caixa foi aberta para eu inspecionar a figure mas ela nunca ficou em exposição. Faço por R$450, desconto de R$100 em relação ao ML se você não comprar por lá. Pagamento de preferência em dinheiro ou depósito em conta. Também posso aceitar PayPal mas nesse caso faço por R$470, ok? Aguardo sua resposta.

Unknown disse...

Eu vi agora pouco que ela já tinho sido aberta, no mercado livre. Sinto-me um tanto idiota por ter perguntado o que já deveria saber...

Enfim, quero sim. Com certeza. E pode ser em dinheiro ou depósito em conta. Estou gastando tudo que tenho, então os vinte reais fazem falta. >.< Como poderíamos proceder? Eu moro na 316 Norte, teria um bom lugar para eu pegar e pagar?

Kamugin disse...

Eu moro no Cruzeiro, podemos nos encontrar no Brasília Shopping, meio caminho pra nós dois. Pra quando você quer marcar? Estou livre hoje e amanhã.

Unknown disse...

Excelente. Pode ser no Brasília Shopping sim. Também estou livre hoje e amanhã.
Pode ser hoje umas 15:30?

Kamugin disse...

Ok, combinado. Nos encontramos em frente ao Giraffas na praça de alimentação. Acrescente arrobagmail ao meu nick e me passe o número do seu celular, também vou lhe passar o meu.

Unknown disse...

Valeu! Ela é ainda mais linda ao vivo! Cuidarei bem dela.

Kamugin disse...

Sim, cuide bem dela, foi com dor no coração que eu a vendi =/