domingo, 29 de novembro de 2009

Consertando figures, o caso Rize


(English version here)
Mesmo após enfrentarmos tantos problemas para adquirir uma figure, alguns infortúnios podem acontecer dentro de nossas casas, ainda que sejamos muito cuidadosos. Esta figure, Rizfis Luttiva Mente, ou simplesmente Rize, é um dos casos mais frustrantes, pois basta que a tiremos da caixa e a coloquemos em exposição em algum lugar e ela logo apresentará problemas. Simplesmente os pinos que prendem a base aos seus pés terminam por se romper após algum tempo. Isto se deve a uma falha de construção. Aquela sua meia saia (não sei o nome exato) azul clara concentra muito peso na parte de trás e esta distribuição desigual de massa é o que quebra os pinos plásticos que não são tão sólidos quanto deveriam ser.

Caso não retiremos Rize de sua caixa, obviamente isto não vai acontecer, mas a maioria dos colecionadores não compra figures para deixá-las permanentemente dentro das caixas. Assim uma solução símples é expormos a figure sem a saia grande, a qual pode ser removida. Porém todos haverão de concordar que ela é mais bonita com seu traje completo. Outra solução seria colocar alguma coisa servindo de suporte para a saia, na parte de trás da figure. Esta é uma boa solução, porém não adianta de nada quando descobrimos que os pinos já estão quebrados, como foi o meu caso.

Não posso mostrar o passo a passo completo do conserto que me vi obrigado a fazer porque, este já estava feito há meses, quando tive a idéia de escrever este post. O material e ferramentas necessários são simplesmente o que se vê abaixo: um frasco de superbonder, uma broca fina usada em modelismo (pin vice), dois alfinetes comuns e um alicate de corte pequeno.

Abaixo um close da broca e dos alfinetes. Este tipo de ferramenta especializada não se encontra em lojas de ferragens comuns. É possível encontrá-la apenas em lojas de plastimodelismo e/ou aeromodelismo. Aqui no Brasil cobram um absurdo por algo tão simples, assim o ideal é comprar pela HLJ, o nome é Pin Vice, aqui estão dois links (1) e (2). As brocas têm diâmetros que vão de 0,1mm a 3mm, o ideal é usar uma que seja de diâmetro ligeiramente maior que o dos alfinetes que vamos usar.

Caso os pinos da base estejam apenas rachados, termine de arrancá-los e cole-os de volta no lugar com a superbonder.

Também pode-se usar esta outra cola especial para plastimodelismo, o bico aplicador é fino como uma agulha e assim permite maior precisão, porém a velha superbonder é mais barata e mais fácil de se achar aqui no Brasil. Todo cuidado é pouco ao aplicar essas colas, elas escorrem muito facilmente e podem manchar o plástico e a pintura se aplicadas em excesso, além de grudar em nossos dedos.

Mesmo com os pinos colados de volta no lugar, precisamos reforçá-los pois com o tempo o peso da saia da Rize vai quebrá-los novamente. Para isto vamos usar os alfinetes! Espere a cola secar e depois fure os pinos com a broca até atravessar por completo a base. Apóie a base firmemente numa superfície plana e mantenha a broca na perpendicular para não cometer erros.

Feitos os furos, teste para ver se os alfinetes entram com facilidade nos buracos. O ideal é que o diâmetro do buraco não seja grande o bastante para que o alfinete fique frouxo dentro dele, mas sim que seja necessário fazer uma pequena força, ainda que mínima, para fazê-lo atravessar a base. Caso não seja necessário alargar o buraco usando uma broca maior, retiramos o alfinete e derramamos cola dentro dos buracos. Apenas uma gotícula basta! Se a cola sair do outro lado, use um pedacinho de papel poroso para absorver o excesso. Papel ofício ou outro semelhante serve. Não use lenço de papel ou papel higiênco porque estes podem se rasgar e grudar na base.

Agora será necessário rapidez para colocar o alfinete dentro do buraco, principalmente se usarmos superbonder pois esta cola seca em segundos. Enfie o alfinete por completo até que a cabeça deste fique rente à parte superior do pino plástico.

Use o alicate para cortar fora a parte do alfinete que não ficou dentro da base. Corte o mais rente possível para que não fique nenhuma pontinha sobrando. Deixe secar por uma hora pelo menos.

Eis aí a base consertada e com os pinos agora bem mais fortes do que eram originalmente. Depois que fiz isso, minha Rize está em sua base e com seu traje completo há meses já e os pinos não voltaram a se quebrar =)



Além dos pinos quebrados, a pobre Rize sofre com outro problema conhecido por todos que a possuem: sua alabarda não se apóia na palma de sua mão esquerda, tal como deveria ser. Este problema pode ser satisfatoriamente resolvido usando-se um pedacinho da fita que aparece na foto abaixo. Esta fita é uma espécie de goma que gruda de ambos os lados. Ela possui mil e uma utilidades e pode ser comprada em lojas de ferragens.

O ideal é usar esta fita pois ela possui um poder adesivo muito maior que o de uma fita dupla face comum. Ela é usada para prender quadros na parede, entre outras coisas mais. Corte um pequeno quadrado de uns 4mm de lado e cole na palma da mão da Rize.

Ponha a alabarda no lugar e grude o cabo no pedaço de fita que está na mão da Rize, voilà! =)



Não fique com receio de usar esta fita, ela não mancha e nem é forte o suficiente para descascar a tinta. Eu a tenho usado para prender algumas espadas, armas e outros acessórios de algumas de minhas figures que teimam em não ficar no lugar. E caso necessário é fácil removê-la =)

Estas dicas obviamente não se aplicam apenas à Rize, elas podem ser empregadas em qualquer figure que apresentem problemas semelhantes.

2 comentários:

Rafael-san disse...

Cara, olha como é a vida... eu tava pra tentar entrar em contato contigo há 1 semana por causa desse post de conserto de bases, mas a vida vai empurrando a gente e o tempo passa...e hoje você comenta num blog que eu participo (Aglomerado News) sobre um review antigo meu da Rider (de Fate/Stay Night).
Agora eu escrevo um blog dedicado a figures e itens colecionáveis (http://figuresplus.blogspot.com), mas fiquei muito contente quando vi o nome "Kamugin" no remetente da notificação de comentário. Sabia que era o Kamugin do "Kamugin Inconsistency".
Aliás, devo lhe agradecer pq graças a um tutorial daqui e umas ideias loucas de um amigo, eu hoje tenho uma Lightbox (acabou sendo bem diferente da do tutorial, mas tenho).
Eu gostaria de ver se você me dava uma luz sobre um problema com uma base, tem algum modo de eu entrar em contato contigo sem ser pelos comentários aqui do Blog?

Rafael-san, O Enxugador de Gelo

PS: Me amarro na "Neko Rei" que fica no alto do Blog.

Kamugin disse...

Bacana você já ter visitado o meu blog também, Rafael-san!
Será um prazer ajudá-lo no que eu puder, basta você acrescentar arrobagmailpontocom ao meu nick e você poderá me contactar via e-mail.