domingo, 15 de novembro de 2009

Minha Saber finalmente!


Não vou fazer um review extenso da Saber Liliy Distant Avalon porque já existe pelo menos uma centena deles on-line. Para quem desejar ver mais fotos dela, novamente eu indico o foo-bar-baz. Farei apenas um breve review para demonstrar o quanto gostei desta figure.

Fate Stay Night e Saber já eram populares quando comecei a colecionar figures seriamente no início de 2006. Naquela época já deveria haver pelo menos uma dezena ou mais de diferentes figures da Saber no mercado, isso sem mencionar as de outras personagens do jogo. Eu mesmo jamais joguei Fate Stay Night, originalmente um eroge para computador, mas assiti ao anime, que até onde sei, é mais ou menos fiel ao jogo. Sem as cenas de sexo obviamente, pois não se trata de um anime hentai. O anime é bom, mas não chega a ser excepcional, por isso até hoje eu não entendo bem o motivo da duradoura popularidade da série, que já originou outros jogos para PC, PS2 e PSP e mais um movie a ser lançado no início de 2010, e nem a popularidade de sua heroína principal, Saber.

Saber é bonitinha, mas isso por si só não é suficente para vencer uma batalha onde há milhares de outras competidoras igualmente belas e até ainda mais belas que ela. Talvez sua popularidade venha desse seu ar cool de guerreira de armadura e, neste aspecto, ela não possui tantas rivais assim. Inicialmente foi apenas isto o que me fez interessar por ela ou por suas figures mais exatamente. Sendo tão popular, não apenas a Saber de vestido e armadura foi transformada em figure, praticamente todas as demais possibilidades de vê-la e vestí-la foram exploradas: Saber com roupas normais, school girl, biquini, maid, etc. A escolha é vasta.

Em meio a tantas variantes, surpreendentemente eu achei difícil encontrar uma Saber que de fato me agradasse. Eu queria uma Saber tradicional, digamos assim, com seu vestido azul, armadura e espada. Embora houvesse um bom punhado de Sabers caracterizadas dessa forma, nenhuma me agradou o suficiente para que eu a comprasse. Rostos esquisitos ou feios, poses esquisitas ou sem graça, armaduras demasiado enfeitadas, falta de fidelidade à personagem original enfim. Portanto minha primeira Saber acabou sendo a Saber Alter, da Alter, uma das das Saber diferentes da original, porém até hoje uma das melhores figures dela. Minha segunda Saber foi sua versão figma e a terceira a Saber Lily, também uma figma. Todas elas boas, porém ainda não eram a Saber que eu desejava. As figmas são bonitinhas, mas são muito pequenas e suas articulações compromentem a estética.

Quando a Good Smile Company divulgou as primeiras fotos da sua Saber Lily, tal como ela aparece no jogo Fate Unlimited Codes, não tive dúvidas de que finalmente surgia uma figure da Saber tal como eu queria vê-la e tê-la: bonita, fiel a original, em postura de combate e trajando seu vestido e armadura completos. É verdade que a versão Lily não é a Saber original, porém eu a considero ainda mais bela.

Em seu traje azul e branco com armadura, Saber usa manoplas desajeitadas e feias. A parte que protege seus braços é grande demais e aparenta ter muito peso, já como Saber Lily suas manoplas são menores, de aspecto realístico e portanto mais bonitas. A pesar da grande saia e da pose dinâmica, o escultor Kawahara Takayuki foi habilidoso o bastante para permitir que sua Saber pudesse ficar de pé sem o auxílio da base.

O nome Saber Lily, セイバー・リリィ no original, não é uma insinuação de qualquer tendência homossexual da Saber, mas sim se refere à forma de sua saia quando vista de cima, que é tal como as pétalas de um lírio.


Para este review, eu tirei fotos da Saber Lily apenas empunhando a espada Excalibur. A pesar de eu achar a espada Caliburn mais bonita, minhas duas figmas já estão equipadas com ela e esta magnífica Saber Lily merece empunhar sua espada mais poderosa. Também optei por deixar de lado a bainha da espada Excalibur, chamada Avalon. Embora no jogo ela faça parte do golpe Distant Avalon que saber está executando, eu acho que o efeito visual dessa combinação é mais estranho que interessante. Para fotos das diversas possibilidades com as espadas e a bainha, remetam-se ao link que mencionei lá no início.


Saber aqui é um samurai desenhando no ar com sua espada e seu corpo um golpe infalível. Seu belo rosto, fiel ao original, mostra determinação, nada de raiva ou fúria incontida. Os grandes olhos verdes atentos ao menor movimento do adversário. Seu longo cabelo loiro não está enrolado e preso tal como nos acostumamos a vê-lo, mas sim amarrado em um rabo de cavalo que flutua no ar levado pelo movimento de sua cabeça. Gostaria apenas que o cabelo fosse de um amarelo mais vivo, porém esta cor é fiel ao character design original que inspirou o escultor.


Em sua roupa original, Saber usa ceroulas sob a saia, escolha muito lógica se pensarmos que ela é uma rainha guerreira trazida de épocas medievais... Mas desde quando os criadores de videogame mostram qualquer compromisso em representar a realidade corretamente?! Enfim, seu traje de lírio é bem mais revelador, seus ombros e costas estão despidos para nosso deleite e, muito melhor, as ceroulas ficaram no armário e Saber nos presenteia com uma calcinha de tamanho adequado, meias rendadas e cinta-liga! Hu-lá-lá! =D

É verdade que a calcinha é a velha calcinha branca de sempre que aparece em 95% das figures. Os criadores de figures deveriam consultar uns catálogos de lingerie em busca de inspiração. Ela poderia ao menos ter umas rendinhas... Porém, se a calcinha é monótona, as coxas da Saber são espetaculares! Brancas, bem torneadas, com músculos e tendões distendidos pela postura do golpe que ela está executando. Palmas para Kawahara Takayuki! =)


A base desta figure é uma das mais bonitas de toda a minha coleção, e também é a segunda maior de todas. É necessário um bom espaço se quisermos deixar a Saber Lily exposta em uma estante ou outro lugar qualquer.

Como nada é perfeito, vamos às falhas de execução: Primeiramente faltou a GSC incluir dentro da caixa um folheto explicativo mostrando que a ponta do cabo de ambas as espadas pode ser removida para facilitar sua colocação na mão direita da Saber. Em casos semelhantes, é normal que o punho todo se separe do guarda-mão e da lâmina. Como não consegui remover o punho, supus que a espada deveria ser posta no lugar por inteiro e com isso acabei raspando um pouco a pintura da palma da mão da Saber. Isto é o que podemos chamar de economia porca!

No MyFigureCollection alguns reclamaram de marcas de digitais na pintura. Felizmente não aconteceu comigo, no meu caso a maior falha foram algumas gotículas de tinta preta que respingaram numa parte das pétalas cor-de-rosa da saia, tal como se vê na foto abaixo.

Sempre é uma boa surpresa quando, ao tirar uma figure da caixa, vejo que ela é maior do que eu esperava. E esta figure é grande, sua escala é de 1/7 para maior, quase 1/6. Não é qualquer cantinho de prateleira que vai acomodá-la.

Finalmente eis o confronto entre duas das mais populares heroínas dos eroges: Saber e Ignis! Qual das duas vencerá? Pelo amor que tenho por ambas, desejo que seja um empate com as duas ficando vivas =D Provavelmente no mesmo esquema manjado dos cross-over de super heróis Marvel/DC, elas troquem uns golpes para depois fazerem as pazes e sairem à caça de seus inimigos que se aliaram para derrotá-las =)

Detalhes do Lançamento:

Nome: Saber Lily Distant Avalon
Altura: 21cm
Escala: 1/7
Origem: Fate unlimited Codes
Fabricante: Good Smile Company
Preço: 9.800 ienes
Lançamento: setembro de 2009

Esta figure é uma daquelas que deveriam ser compradas ainda no lançamento, pois como era de se esperar ela é um grande sucesso e já está esgotada na maioria das lojas on-line. No eBay, os vendedores que ainda a têm, estão pedindo preços muito inflacionados e a situação somente irá piorar com o passar do tempo =P

4 comentários:

neme disse...

Olá, meu nome é Gustavo, eu achei muito legal sua coleção XD
voce falou que ficava em torno de 15 a 30 dolares cada miniatura?
onde encontra elas por esse preço? rsrsrsrs
por que eu pago uma fortuna em cada um dos meus XP

e mais uma vez parabens!
muito massa mesmo!

nemeperfeito@yahoo.com.br

Kamugin disse...

Algumas figures mais baratas você pode encontrar nessa faixa de preços sim, figures da Sega ou da Banpresto, por exemplo. Você também pode encontrar figures baratas no eBay ou em queimas de estoque de lojas como a HLJ, Hobby Search e outras. É ter paciência e determinação procurando na internet. Claro que não estou contando o valor do correio e a gorjeta dos fiscais da receita =P

Obrigado pelos elogios e volte sempre =)

neme disse...

pode me passar seu e-mail para "trocarmos fontes?" XD
simplesmente demias sua colecao ^^

Kamugin disse...

Acrescente arrobagmail ao meu nick.