terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cammy Zero por Yamato


Não sou fã de Street Fighter, como alguns amigos meus são, mas certamente sou fã de garotas bonitas, sejam elas de onde forem, daí quando notei as primeiras fotos desta Cammy nalgum Akiba-Hobby ou foo-bar-baz da vida, ela entrou imediatamente na minha lista de possíveis aquisições. Quando a versão de PVC do garage kit original ficou disponível para encomendas, eu reservei uma para mim sem hesitação e agora finalmente eu a tenho aqui comigo =)

Na verdade recebi esta figure há mais de dois meses e o principal motivador deste review foi um pedido da minha amiga de fórum, Singer_Yuna. Perdoe minha demora, Yuna! =P A despeito do pedido, esta Cammy merece um review por seus próprios méritos, vocês haverão de concordar!

Cammy está representada com seu uniforme de soldado da Shadaloo, tal como ela aparece em Street Fighter Zero. Seu traje, puro fanservice, foi obviamente inspirado num uniforme alemão da II Guerra e, talvez pensando nisso, o escultor Yoshizawa Mitsumasa lhe conferiu a perfeita postura de um soldado das Waffen SS prestando continência, embora ela obviamente não esteja fazendo a saudação nazista.

Ao contrário da maioria das minhas figures, esta busca o realismo na representação do corpo humano e certamente é a figura mais anatomicamente exata de todas as que possuo até o momento. Yoshizawa Mitsumasa está acostumado a criar figures a partir de ilustrações de Shunya Yamashita, provavelmente por causa disto esta Cammy pareça inspirada nalgum desenho do Shunya, mas até onde pesquisei, não é este o caso.

O corpo humano tem simetria bilateral, mas seus dois lados, esquerdo e direito, não são a imagem especular um do outro, existem pequenas diferenças e Yoshizawa Mitsumasa teve grande cuidado ao representar estas diferenças conferindo a esta figure um notável realismo. Primeiro podemos reparar que seus seios não estão exatamente na mesma altura, o seio direito está ligeiramente acima do esquerdo e isto se deve ao braço erguido, os músculos distendidos no peito e no ombro puxam o seio para cima.

Claro que sei que um corpo humano costuma ter sete cabeças de altura e esta Cammy tem um pouco mais de oito cabeças, ou seja, uma proporção de super-herói, mas isto não diminui o seu realismo anatômico. Por exemplo a extremidade superior dos ossos ilíacos é claramente visível em sua cintura.

Cammy usa botas de couro de cano longo e bico quadrado, típicas dos soldados alemães nas duas guerras mundiais, diferentes dos coturnos de lona e couro da versão Delta Red.

Nas costas da Cammy, depois que conseguimos parar de olhar para o seu bumbum, vemos que suas omoplatas e a linha de sua coluna estão claramente representadas. A omoplata direita está também um pouco acima da esquerda pelo mesmo motivo porque o seio direito está acima do esquerdo.


Ao contrário da pobre Mercedes, nesta figure também do mesmo fabricante Yamato, a pintura e o acabamento são excelentes: as linhas de molde foram completamente lixadas, as falhas na pintura são insignificantes e não há fendas ou folgas de qualquer espécie que tornem óbvio quais partes foram unidas para montar a figura. Pode-se argumentar que esta figura é maior e bem mais simples que a Mercedes, mas é certo que muita coisa poderia ter dado errado caso a sua fabricação não houvesse sido cuidadosa, muito mais cuidadosa que no caso da Mercedes. Talvez elas tenham sido feitas em linhas de produção diferentes?


Eu gostaria que o cabelo houvesse recebido uma pintura mais amarela que desse uma melhor idéia de cabelo loiro, a cor que usaram nem sei ao certo como nomear, é um amarelo pálido e frio com um tom esverdeado.


O rosto da Cammy é muito bonito, especialmente seus olhos verdes que nos lembram os desenhos de Shunya Yamashita, tal como eu disse antes. Seu olhar fixo sugere o efeito da hipnose de M. Bison, mas não diminui sua beleza. Os lábios são bem delineados e receberam uma delicada pintura rosa claro brilhante. Uma pincelada longa de um tom de pele mais escuro em sua bochecha esquerda produz a cicatriz que é uma das marcas registradas da Cammy... Talvez por causa disso ela não pôde seguir uma carreira de top model e teve que se alistar na Shadaloo =P



Os joelhos são muito bem esculpidos e gradações na pintura da pele produzem o efeito de sombra que acentua o realismo. A linha superior do cano de sua bota direita é ligeiramente mais baixa que a esquerda, indicando que ela está pondo mais do peso de seu corpo em sua perna direita. A pintura de camuflagem nas pernas, outra marca registada da Cammy na sua versão Delta Red, é substituida por relâmpagos azuis nesta Cammy Shadaloo, o efeito é igualmente marcante.

O bumbum da Cammy, um dos mais bonitos de minha coleção, é outro exemplo das discretas assimetrias de que falei antes, suas metades não são exatamente iguais.

Suas longas tranças são flexíveis e foram lixadas e pintadas de forma competente, as linhas de molde que não desapareceram por completo são muito discretas.

As luvas de luta são igualmente bem pintadas, assim como as unhas em seus dedos, a cor das luvas na realidade é mais rosada que aparenta ser nestas fotos.


Esta Cammy foi lançada em três esquemas de cores diferentes, além desta azul, há também uma rosa e uma verde, as três ainda podem ser encontradas com facilidade. Vou ficar devendo a foto dela ao lado da lata de suco para comparação de tamanho, mas estejam certos de que esta é uma figura grande, o topo da lata fica cerca de 1,5cm abaixo da linha de sua virilha.

Como vimos os lançamentos da Yamato têm seus altos e baixos e a Cammy certamente é um dos altos, eu a recomendo a qualquer um que seja fã da personagem ou simplesmente goste de garotas bonitas capazes de descer a bolacha em qualquer marmanjo metido a besta =)

Detalhes do Lançamento:

Nome: Cammy
Altura: 26,5cm
Escala: 1/6
Origem: Street Fighter Zero
Fabricante: Yamato
Preço: 7.800 ienes
Lançamento: julho de 2009

Um comentário:

Singer Yuna disse...

Thank you so much for tell me!
Your review is so complete!!!
And thank you for the head shots...I needed them!!!

I will wait to a drop of her price and Ill get her...she is one of my wishes...and then, Black Poison. But first Cammy.

The golden hair is nice to me, because I own one figure which I love so much with the same hairtone ^^