segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rogue por Shunya Yamashita


Vampira (Rogue) jamais foi uma das minhas X-Men preferidas, muito antes de ela entrar para a equipe, Fênix e Tempestade (quando desenhadas por John Byrne) eram minhas favoritas. Vampira é um ótimo exemplo da falta de consistência que tem marcado os quadrinhos Marvel nas últimas duas décadas pelo menos. Quando Vampira surge ela é uma super vilã madura, talvez beirando já os 30 anos, cheia de autoconfiança e muito cruel, que quase consegue sozinha derrotar Os Vingadores. Depois ela sofre uma reviravolta total e se torna uma adolescente trêmula e insegura que irá bater à porta da mansão dos X-Men em busca de ajuda porque as memórias por ela absorvidas, principalmente as da Miss Marvel, a estão deixando desequilibrada. Agora convertida para super heroína, Vampira faz o tipo rebelde e chata com sua constante chorumela: "Tirem a Carol Danvers (Miss Marvel) da minha cabeça!". Pouco depois disso, deixei de ler os quadrinhos Marvel pois a qualidade dos roteiros e desenhos decaiu a níveis insuportáveis para mim.

Para se tornar uma X-Men, Vampira sofre um processo de embelezamento no qual ela passa a ter uma idade menor que aparentava no início, cabelo longo, roupas justas e feições mais belas pois super heroína com cara de malvada é coisa que não cola... ou pelo menos não colava.

Contudo, por melhor que tenha sido o "upgrade", Vampira, nos quadrinhos ou em desenho animado, jamais foi tão bela quanto o lápis e pincel de Shunya Yamashita, festejado ilustrador e character design japonês, a tornaram (mesmo Anna Pakin perde quando se compara). Quando vi as primeiras fotos divulgadas desta figure, não tive dúvidas de que precisava tê-la em minha coleção. Na caixa temos a ilustração original que serviu de base para a figure. Apesar da Vampira ter usado vários uniformes ao longo de sua existência, Shunya Yamashita a desenhou com aquele que ela vestiu por mais tempo.


Mas um desenho ainda é uma representação bidimensional, são necessárias as habilidades de um mestre escultor, neste caso Koei Matsumoto, para criar uma figure digna da ilustração original. Matsumoto reinterpreta o desenho de Yamashita e faz algumas modificações, a mais notável talvez seja a mudança da direção do olhar da Rogue.



Esta figure da Vampira/Rogue inaugura a série "Marvel Bishoujo Statue" da Kotobukiya que também conta com a Viúva Negra em produção e para 2010 estão prometidas a Feiticeira Escarlate, Fênix e Psylocke... estou ávido por ver as primeiras fotos da Fênix!



Rogue não é a primeira incursão da Kotobikiya no panteão de super heróis ocidentais, é preciso lembrar da Supergirl lançada em 2007, assim como sua extensa série de figures de Guerra nas Estrelas.


Simplesmente linda! =D





Talvez a série "Marvel Bishoujo Statue" tenha sido criada em parceria com a Marvel para competir com a série "Ame-Comi" da DC, que traz as principais super heroínas DC em figures reinterpretadas em "estilo anime". Dessa série eu tenho a Batgirl e já tive a Supergirl, que vendi por ser demasiado feia e mal feita. Usar o character design de um Shuniya Yamashita e a produção da Kotobukiya para confrontar as "Ame-Comi" da DC é como jogar um avião de caça atual contra algum da II Guerra Mundial =P





O rosto e o corpo são espetaculares, mas Matsumoto não foi tão competente ao fazer seu cabelo, ele é sólido, não possui todo o movimento e beleza do desenho de Yamashita.


Os dedos de sua mão direita ficaram um tanto grosseiros, mas este não é um detalhe que atraia muito a nossa atenção.





A única deficiência séria desta figure é o seu tamanho, visivelmente menor que a média das figures na escala de 1/8, apesar de ter sido divulgada como tal. Lamentável pois a Kotobukiya geralmente nos traz figures de tamanho grande. Ela mal chega a 19cm de altura mesmo contando com sua base, a qual não pode ser removida pois é aparafusada em seus pés, tal como muitas outras figures produzidas pela Kotobukiya.


Nome: Rogue
Altura: 19cm
Escala: 1/8
Origem: X-Men / Marvel Bishoujo Statue
Character design: Shunya Yamashita
Produção: Koei Matsumoto
Fabricante: Kotobukiya
Preço: 6.510 ienes
Lançamento: junho de 2009

9 comentários:

Nyan Nyan disse...

powxa achei q ela está com falhas demais, honestamente desanimei, pra uma empresa como a koto dar tanta mancada em uma figura.............. e o tamanho tb é desanimador, acho q esse preorder já era. T___T

Kamugin disse...

Você viu tantas falhas assim? É uma pena =( Eu gostei bastante dela.

Nyan Nyan disse...

Ai Julio, comparando com a Mirei, Sera chan e Rachelle ela está fraquinha sim, fico chateada pq adoro Shunya e Koto, nao curto tanto a vampira tb, mas essa figura prometia............

Sei lá, vai q pego uma na mão e me apaixono né?

nada de cuspir pra cima !!!!!

Anônimo disse...

É, escolheram bem a versão para fazer a figure da Rogue. Talvez seja a mais conhecida no Japão por causa dos jogos e do mangá do final da década de 90.

Você tira muito bem as fotos! O que você usa como fundo?

Kamugin disse...

Obrigado. Eu uso apenas cartolinas coloridas e/ou papel de presente além de alguns recursos baratos de iluminação. Veja nestes links:
http://myfigurecollection.net/picture/8114
http://myfigurecollection.net/picture/8748

Kamugin disse...

Hi George,

I've been e2046 customer for some time and I'll be glad to exchange banners, but first I need to create my own. I'll e-mail you ASAP. Thank you.

crocodwillo disse...

ÇPoxa estou procurando saber o preço,e aonde encontrá-la,ou se pelo menos vendem ,ou exportam para o Brasil,e se exportam qual é o preço???pois vi que o preço fora do Brasil é em média 59,90 dólares,e convertidos em reais por um conversor de moedas online,isso fica R$103,00 e alguns centavos...Vc teria esta informação??grato desde já


OBS_)procuro já faz +/- 2 meses e ñ achei!! TT.TT

Kamugin disse...

William, ela está esgotada nas principais lojas, creio que sua melhor aposta agora é o www.ebay.com

crocodwillo disse...

hmm...tem em SP,mas está R$200 e poucos ,e como eu sou d SC,nem rola :T

pena,sou suuper fã da ROGUE :S