segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Rogue por Shunya Yamashita


Vampira (Rogue) jamais foi uma das minhas X-Men preferidas, muito antes de ela entrar para a equipe, Fênix e Tempestade (quando desenhadas por John Byrne) eram minhas favoritas. Vampira é um ótimo exemplo da falta de consistência que tem marcado os quadrinhos Marvel nas últimas duas décadas pelo menos. Quando Vampira surge ela é uma super vilã madura, talvez beirando já os 30 anos, cheia de autoconfiança e muito cruel, que quase consegue sozinha derrotar Os Vingadores. Depois ela sofre uma reviravolta total e se torna uma adolescente trêmula e insegura que irá bater à porta da mansão dos X-Men em busca de ajuda porque as memórias por ela absorvidas, principalmente as da Miss Marvel, a estão deixando desequilibrada. Agora convertida para super heroína, Vampira faz o tipo rebelde e chata com sua constante chorumela: "Tirem a Carol Danvers (Miss Marvel) da minha cabeça!". Pouco depois disso, deixei de ler os quadrinhos Marvel pois a qualidade dos roteiros e desenhos decaiu a níveis insuportáveis para mim.

Para se tornar uma X-Men, Vampira sofre um processo de embelezamento no qual ela passa a ter uma idade menor que aparentava no início, cabelo longo, roupas justas e feições mais belas pois super heroína com cara de malvada é coisa que não cola... ou pelo menos não colava.

Contudo, por melhor que tenha sido o "upgrade", Vampira, nos quadrinhos ou em desenho animado, jamais foi tão bela quanto o lápis e pincel de Shunya Yamashita, festejado ilustrador e character design japonês, a tornaram (mesmo Anna Pakin perde quando se compara). Quando vi as primeiras fotos divulgadas desta figure, não tive dúvidas de que precisava tê-la em minha coleção. Na caixa temos a ilustração original que serviu de base para a figure. Apesar da Vampira ter usado vários uniformes ao longo de sua existência, Shunya Yamashita a desenhou com aquele que ela vestiu por mais tempo.


Mas um desenho ainda é uma representação bidimensional, são necessárias as habilidades de um mestre escultor, neste caso Koei Matsumoto, para criar uma figure digna da ilustração original. Matsumoto reinterpreta o desenho de Yamashita e faz algumas modificações, a mais notável talvez seja a mudança da direção do olhar da Rogue.



Esta figure da Vampira/Rogue inaugura a série "Marvel Bishoujo Statue" da Kotobukiya que também conta com a Viúva Negra em produção e para 2010 estão prometidas a Feiticeira Escarlate, Fênix e Psylocke... estou ávido por ver as primeiras fotos da Fênix!



Rogue não é a primeira incursão da Kotobikiya no panteão de super heróis ocidentais, é preciso lembrar da Supergirl lançada em 2007, assim como sua extensa série de figures de Guerra nas Estrelas.


Simplesmente linda! =D





Talvez a série "Marvel Bishoujo Statue" tenha sido criada em parceria com a Marvel para competir com a série "Ame-Comi" da DC, que traz as principais super heroínas DC em figures reinterpretadas em "estilo anime". Dessa série eu tenho a Batgirl e já tive a Supergirl, que vendi por ser demasiado feia e mal feita. Usar o character design de um Shuniya Yamashita e a produção da Kotobukiya para confrontar as "Ame-Comi" da DC é como jogar um avião de caça atual contra algum da II Guerra Mundial =P





O rosto e o corpo são espetaculares, mas Matsumoto não foi tão competente ao fazer seu cabelo, ele é sólido, não possui todo o movimento e beleza do desenho de Yamashita.


Os dedos de sua mão direita ficaram um tanto grosseiros, mas este não é um detalhe que atraia muito a nossa atenção.





A única deficiência séria desta figure é o seu tamanho, visivelmente menor que a média das figures na escala de 1/8, apesar de ter sido divulgada como tal. Lamentável pois a Kotobukiya geralmente nos traz figures de tamanho grande. Ela mal chega a 19cm de altura mesmo contando com sua base, a qual não pode ser removida pois é aparafusada em seus pés, tal como muitas outras figures produzidas pela Kotobukiya.


Nome: Rogue
Altura: 19cm
Escala: 1/8
Origem: X-Men / Marvel Bishoujo Statue
Character design: Shunya Yamashita
Produção: Koei Matsumoto
Fabricante: Kotobukiya
Preço: 6.510 ienes
Lançamento: junho de 2009

10 comentários:

Nyan Nyan disse...

powxa achei q ela está com falhas demais, honestamente desanimei, pra uma empresa como a koto dar tanta mancada em uma figura.............. e o tamanho tb é desanimador, acho q esse preorder já era. T___T

Kamugin disse...

Você viu tantas falhas assim? É uma pena =( Eu gostei bastante dela.

Nyan Nyan disse...

Ai Julio, comparando com a Mirei, Sera chan e Rachelle ela está fraquinha sim, fico chateada pq adoro Shunya e Koto, nao curto tanto a vampira tb, mas essa figura prometia............

Sei lá, vai q pego uma na mão e me apaixono né?

nada de cuspir pra cima !!!!!

fiwasaki disse...

É, escolheram bem a versão para fazer a figure da Rogue. Talvez seja a mais conhecida no Japão por causa dos jogos e do mangá do final da década de 90.

Você tira muito bem as fotos! O que você usa como fundo?

Kamugin disse...

Obrigado. Eu uso apenas cartolinas coloridas e/ou papel de presente além de alguns recursos baratos de iluminação. Veja nestes links:
http://myfigurecollection.net/picture/8114
http://myfigurecollection.net/picture/8748

e2046 disse...

Good day

We saw your blog today. It's nice! would love to exchange banner with your site. Our site is www.e2046.com, an anime figure site. Our traffic is good.

email exchangebanner@e2046.com

George

Kamugin disse...

Hi George,

I've been e2046 customer for some time and I'll be glad to exchange banners, but first I need to create my own. I'll e-mail you ASAP. Thank you.

Williaaaaaam disse...

ÇPoxa estou procurando saber o preço,e aonde encontrá-la,ou se pelo menos vendem ,ou exportam para o Brasil,e se exportam qual é o preço???pois vi que o preço fora do Brasil é em média 59,90 dólares,e convertidos em reais por um conversor de moedas online,isso fica R$103,00 e alguns centavos...Vc teria esta informação??grato desde já


OBS_)procuro já faz +/- 2 meses e ñ achei!! TT.TT

Kamugin disse...

William, ela está esgotada nas principais lojas, creio que sua melhor aposta agora é o www.ebay.com

Williaaaaaam disse...

hmm...tem em SP,mas está R$200 e poucos ,e como eu sou d SC,nem rola :T

pena,sou suuper fã da ROGUE :S