segunda-feira, 16 de março de 2009

Figures baratas à venda!


Colecionar figures não é um hobby barato, mas não é apenas de figures caras que se faz uma boa coleção. O objetivo deste post é mostrar que existem figures custando entre 15USD e 30USD as quais podem valer a pena colecionar. Fabricantes tais como a Sega (a mesma dos videogames), Banpresto (idem), Bandai, Yujin e mesmo a Max Factory, com suas Figmas, e a Kayodo, com os Revoltecs, produzem inúmeras figures cuja qualidade pode variar do aceitável ao muito bom, cujos preços estão na faixa que mencionei e que podem estar ao lado de figures mais caras sem fazer feio.
O primeiro exemplo que posso citar é justamente a Rei Ayanami Aero Cat feat. Poyoyon da Sega, que aparece juntamente com a Asuka in Plugsuit Gathering da E2046 na foto do topo do meu blog. Elas não fazem parte de um set, não são vendidas juntas e estão em extremos opostos da escala de preços de figures, mas fazem uma bela dupla, como se vê pela foto :)



As Rei e Asuka Aero Cats são apenas mais uma reinterpretação de duas personagens que se tornaram clássicas, a Asuka Plug Suit Gathering é outro exemplo de uma dessas várias releituras. Existem centenas de figures da Rei e da Asuka, de todos os preços e tamanhos. As Aero Cats custaram menos de 30USD (correio e imposto não inclusos), sua qualidade não se compara à das melhores figures em termos de acabamento e pintura, mas elas enriquecem qualquer coleção em que estejam.



Outro exemplo de figure barata mas que pode agradar muita gente é esta Asuna Kagurazaka, de Mahou Sensei Negima!, também feita pela Sega, ela custa cerca de 15USD e sua escala é de 1/8 aproximadamente.



Uma personagem bem menos conhecida é a Feldt Grace, de Gundam 00. Produzida pela Banpresto, esta figure também custa em torno de 15USD e possui boa qualidade e tamanho (escala 1/8) para o seu preço.



Uma que chegou pra mim semana passada é esta Nami, de One Piece, fazendo cosplay de Goku. Existe uma Bulma de cosplay do Ruffy, mas não gostei tanto quanto da Nami :) Ambas são da Banpresto, 15USD e 1/8 cada uma.


Outra figure que me custou barato, mas que é bem legal e uma das minhas preferidas é esta Tsukishiro Mina, de Getsumen To Heiki Mina. Ela está com seus propulsores foguete em forma de cenouras e disparando mísseis cenouras também :) É da Sega e da mesma faixa de preço das anteriores.



A próxima é uma personagem muito especial para mim e que estará ainda presente na memória dos fans da minha idade mais ou menos. É a Lola da Patrulha Estelar (Yuki Mori, Uchuu Senkan Yamato), uma das "anime girls" que mais me emocionaram e cativaram :) Gostaria de ter uma figure dela de melhor qualidade, mas esta é a única que consegui achar em que Lola usa seu uniforme amarelo, no qual ela aparecia na ponte de comando da Argo (Yamato). Além de operadora de radar, ela trabalhava como enfermeira e chefiava a cozinha :P Ela não era apenas o par romântico do vice capitão Wildstar (Susumu Kodai). Como único tripulante do sexo feminino, era também a "mãe" de toda a tripulação da nave :) Esta figure é da Taito, 1/8 aproximadamente e preço de 16USD.



Da minha experiência pessoal, as figures baratas de melhor qualidade são as da Sega, Banpresto e Bandai.
Ainda falta falar dos "gashapons" e das "trading figures". Gashapons são figures bem pequenas vendidas em saquinhos plásticos transparentes, produzidos pela Bandai e pela Yujin principalmente. Na verdade o nome "Gashapon" é marca registrada da Bandai. Eu não gosto muito deles pois a qualidade é bem ruim, especialmente os feitos pela Yujin. As trading figures são vendidas em caixas de papel e têm qualidade muito melhor, mas em compensação, um "set" de trading figures pode custar tão caro quanto uma PVC figure das melhores, o que não é muito vantajoso a meu ver.





A primeira foto é um set de trading figures da Bandai, são as meninas do anime Magical Canan (há uma versão hentai chamada Septem Charm Magical Kanan). Da esquerda para a direita: Cerulean Blue, Chihaya, Carmine e Septem. Este set me custou menos de 15USD e é muito bem feito, foi uma ótima aquisição :)
A segunda, e última foto, é da Winry Rockbell de Full Metal Alchemist, uma trading figure bem legal, embora eu não goste de figures em que faltam as pernas (esta é a única da minha coleção). É da Bandai e me custou R$30 aqui no Brasil.

O melhor lugar para se pescar boas figures a preços baixos é o eBay, ou a E2046. Mas lojas como a Play-Asia ou a Hobby Link Japan também são boas opções, embora eu somente aconselhe estas últimas no caso de figures de até 25~30USD no máximo, pois as mercadorias vindas delas são sempre taxadas pela alfândega brasileira e, como o imposto é de 60%, é como se você pagasse duas vezes pela mesma coisa. Comprando pelo eBay, muitas vezes é possível escapar desse imposto canalha. Em outro post, darei dicas de como fazer para comprar no eBay e os cuidados que se deve ter.

terça-feira, 10 de março de 2009

Meu desktop hoje



Infelizmente não tenho lugar onde deixar expostas todas as minhas figures, a maioria delas ficam dentro de duas estantes fechadas. As mais novas, e também aquelas que me são mais queridas, ficam sobre o meu desktop. Hoje aqui estão quase todas as minhas aquisições mais recentes. Está bem lotado, como se vê, por isso agumas tiveram que ficar de fora. O problema de deixá-las aí é que ficam acumulando poeira, que é o quarto maior inimigo de um colecionador de figures, o primeiro é o dólar alto, o segundo é o imposto abusivo de 60% cobrado sobre artigos importados aqui em Pindorama (Brasil) e o terceiro é a incompetência dos correios. Semanalmente faço uma limpeza utilizando pincel macio e jato de ar. Já tirei fotos de algumas delas e brevemente pretendo publicar um review, tal como fiz com a Gwendolyn.

sábado, 7 de março de 2009

Novidades deste ano, duas "rocking figures"!


Não pretendo comentar todos os lançamentos de figures que acontecem mês a mês no Japão, é muita coisa e nem tudo me interessa. Para uma lista extensa, eu indico o Subete Animes, blog em português mantido por Leandro Nisishima, que muitos já devem conhecer mas apenas recentemente eu descobri, e/ou o Ami-Ami. Uma figure de muito interesse para mim e que promete ser uma sensação este ano, a julgar pelo entusiasmo do pessoal do Tsuki Board, é a BLACK ROCK SHOOTER, anunciada pela Good Smile Company para lançamento em julho, o que é bom pois até lá eu talvez tenha me recuperado do rombo em meu bolso feito pelas minhas aquisições mais recentes e os tubarões do mercado financeiro tenham deixado de especular com o dólar. Sabiam que, em todo o mundo, nosso Real foi a moeda que mais perdeu valor por causa dessa "crise" fabricada por banqueiros? Como é obvio, o preço do dólar ocupa lugar central nas preocupações de um colecionador de figures :(


Voltando a BLACK ROCK SHOOTER, havia surgido um boato de que ela seria uma "dark version" da Hatsune Miku, personagem do programa sintetizador de voz chamado Vocaloid. Entre os otakus, Miku deve ser mais conhecida que Barack Obama :) A Shooter não tem nada que ver com Miku, ela nasceu em uma ilustração original de Huke e foi transformada em figure por Akeji. A coluna na qual ela parece estar acorrentada é na verdade o seu "Rock Cannon", detalhe que eu até dispensaria, pois o que mais me atraiu foi a roupa preta e seu fumegante olho esquerdo :)


Outra personagem conhecidíssima e muito amada é a "toda poderosa" Suzumiya Haruhi, que já teve dezenas de versões em figures dos mais variados preços e tamanhos. Destas eu possuo apenas uma, a primeira a aparecer, lançada pela Max Factory em 2007, a qual ainda é, para muitos, a melhor interpretação da Haruhi em PVC. Outra vez a Max Factory voltou ao tema Haruhi e nos ofereceu sua "Extravaganza Version", baseada em uma ilustração promocional do evento "The Extravaganza of Haruhi Suzumiya", pois no anime ela nunca usou essa roupinha :) A Haruhi Extravaganza Ver. foi anunciada no final do ano passado e, apenas este mês, deve estar saindo no Japão, caso não haja nenhum atraso. Foi amor à primeira vista quando vi esta nova Haruhi e, desde então, a tenho aguardado ansiosamente! :) Sendo um lançamento da Max Factory, um dos "top figure makers", podemos confiar que ela será fiel ao protótipo, tal como a Gwendolyn da Alter.


domingo, 1 de março de 2009

Gwendolyn Ohime-Sama!



No último dia 25/02 recebi minha Gwendolyn, um mês e meio após ter sido enviada de HK. A demora deveu-se ao grande tamanho da caixa em que ela veio, junto com outras duas figures mais, e, por causa disso, ficou muito tempo retida na alfândega. Caixas grandes demoram a serem liberadas, sei disso porque já recebi figures em até seis dias após terem sido postadas de HK. Em breve pretendo fazer um post sobre as agruras que um colecionador de figures no Brasil enfrenta para manter o seu hobby.

Gwendolyn, para quem ainda não sabe, é a princesa valquíria personagem do jogo de videogame Odin Sphere, um RPG para Play Station 2, lançado pela Atlus em 2007. O ponto forte do jogo são os magníficos gráficos 2D, ilustrados como se fossem tirados de algum livro de fantasia, explorando ao máximo as possibilidades do PS2, que, após dez anos, já vai no fim de seu reinado, infelizmente. Conheci Odin Sphere após ter baixado via torrent o seu artbook oficial. Quando a versão em inglês do videogame foi lançada nos EUA, eu a baixei também... E eu ainda não tinha um console PS2! Foi este RPG que me motivou a comprar o console. Após 100h exaustivas, porém muito divertidas, zerei o jogo. Não se espantem com a demora, este foi o primeiro RPG que já joguei até o final.

Caso este review houvesse sido publicado há um mês, ainda seria novidade, mas aqui em Pindorama (Brasil) quase sempre recebemos nossas figures depois dos americanos e europeus, mesmo que sejam postadas para nós logo depois do lançamento no Japão. Porém, embora eu não tenha feito uma busca extensa no Google, creio que este seja um dos primeiros reviews desta figure na nobre língua de Camões, se não for o primeiro.

Alter é uma das empresas que lideram qualitativa e numericamente o mercado japonês de PVC figures. Seus lançamentos estão sempre entre as melhores figures em termos de pintura, qualidade do material e acabamento. Embora algumas das figuras da marca Alter tivessem problemas, observa-se um esforço constante em fazer sempre melhor, ainda que os preços também se elevem na mesma proporção. A Gwendolyn da Alter é um marco entre as figuras de PVC pois, pela primeira vez, temos uma figura de produção em massa cuja qualidade não fica nada a dever ao protótipo, cujas fotos são divulgadas meses antes do lançamento oficial. Não raras são as vezes em que uma figura de produção fica de tal forma aquém do protótipo que chega a decepcionar. Este não é de forma alguma o caso da Gwendolyn da Alter! Apenas uma outra versão em figure da bela princesa se compara à da Alter, é um garage kit pré-pintado e produzido em tiragens limitadas pela E2046 de Hong Kong. Porém a Gwendolyn Alter representa mais fielmente a personagem tal como ela aparece no jogo e no artbook.




Em todos os sentidos esta figure é uma obra prima. Seu escultor, Noritaka Fukumoto, estava maravilhosamente inspirado quando a fez. Ele soube capturar extremamente bem toda a beleza e graciosidade de Gwendolyn ao criar sua representação tridimensional. Todos os detalhes são um prazer para nossos olhos. Gwendolyn está descendo do ar, pousando sobre um toco de árvore (que nos remete diretamente à floresta que é a primeira fase do jogo, logo após o treinamento inicial com a personagem). Sua pose é graciosa e elegante: as grandes asas azuis abertas, seu pé direito tocando levemente a extremidade do tronco, seus braços erguidos àcima de sua cabeça, elevando bem alto sua lança com a Psypher na ponta. Embora Gwendolyn seja uma figura na relativamente pequena escala de 1/8, sua base, a pose e a lança fazem dela a figure mais alta de minha coleção, o que é bom pois tal beleza precisa se destacar :)




A tiara dourada e os adornos de penas que emolduram seu lindo rosto, assim como seu cabelo trançado e enrolado por trás da cabeça, me faz lembrar a Princess Tutu, esculpida por Bubba, inclusive a pose é bastante semelhante. Noritaka Fukumoto deve ter se inspirado no trabalho de Bubba, talvez.
Uma das maiores demonstrações da habilidade de um criador de figures é representar aquilo que não se vê nas ilustrações oficiais. A não ser em alguns sketches do artbook, Gwendolyn sempre aparece quase de perfil, mas Fukumoto fez com que ela seja tão bela vista de costas quanto o é de frente.



Fukumoto se vale de especial "licença poética" para representar a roupa de baixo da princesa valquíria, a qual nunca se vê nem no artbook. Em minha imaginação, creio que Gwendolyn talvez usasse uma calcinha menos "cavada" e mais adequada à uma princesa, mas Fukumoto acrescentou este detalhe ecchi talvez para agradar aos apreciadores do "fan service"... e, felizmente, Gwendolyn não é uma princesa Disney! :)



A Gwendolyn da Alter não é uma figure das mais baratas e seu preço pode ser proibitivo para muitos, especialmente nesta época em que os lobos do mercado financeiro aqui do Brasil estão jogando a cotação do dólar nas alturas em sua avidez especulativa, mas ela vale cada centavo. Esta é a certeza que se tem ao tirá-la de sua caixa e a contemplar em suas mãos, se você é um colecionador sério tal como eu sou.



Este meu primeiro review está muito aquém daqueles que costumam ser feitos em muitos bons sites e blogs, alguns dos quais estão em minha lista de links. Especialmente sei que minhas fotos deixam a desejar, mas espero ir melhorando aos poucos, com melhores fotos e melhor layout do blog. Enquanto isso, eu deixo aqui o link do primeiro, e ainda o melhor, review fotográfico da Gwendolyn que encontrei, o do foo-bar-baz.