domingo, 29 de novembro de 2009

Consertando figures, o caso Rize


(English version here)
Mesmo após enfrentarmos tantos problemas para adquirir uma figure, alguns infortúnios podem acontecer dentro de nossas casas, ainda que sejamos muito cuidadosos. Esta figure, Rizfis Luttiva Mente, ou simplesmente Rize, é um dos casos mais frustrantes, pois basta que a tiremos da caixa e a coloquemos em exposição em algum lugar e ela logo apresentará problemas. Simplesmente os pinos que prendem a base aos seus pés terminam por se romper após algum tempo. Isto se deve a uma falha de construção. Aquela sua meia saia (não sei o nome exato) azul clara concentra muito peso na parte de trás e esta distribuição desigual de massa é o que quebra os pinos plásticos que não são tão sólidos quanto deveriam ser.

Caso não retiremos Rize de sua caixa, obviamente isto não vai acontecer, mas a maioria dos colecionadores não compra figures para deixá-las permanentemente dentro das caixas. Assim uma solução símples é expormos a figure sem a saia grande, a qual pode ser removida. Porém todos haverão de concordar que ela é mais bonita com seu traje completo. Outra solução seria colocar alguma coisa servindo de suporte para a saia, na parte de trás da figure. Esta é uma boa solução, porém não adianta de nada quando descobrimos que os pinos já estão quebrados, como foi o meu caso.

Não posso mostrar o passo a passo completo do conserto que me vi obrigado a fazer porque, este já estava feito há meses, quando tive a idéia de escrever este post. O material e ferramentas necessários são simplesmente o que se vê abaixo: um frasco de superbonder, uma broca fina usada em modelismo (pin vice), dois alfinetes comuns e um alicate de corte pequeno.

Abaixo um close da broca e dos alfinetes. Este tipo de ferramenta especializada não se encontra em lojas de ferragens comuns. É possível encontrá-la apenas em lojas de plastimodelismo e/ou aeromodelismo. Aqui no Brasil cobram um absurdo por algo tão simples, assim o ideal é comprar pela HLJ, o nome é Pin Vice, aqui estão dois links (1) e (2). As brocas têm diâmetros que vão de 0,1mm a 3mm, o ideal é usar uma que seja de diâmetro ligeiramente maior que o dos alfinetes que vamos usar.

Caso os pinos da base estejam apenas rachados, termine de arrancá-los e cole-os de volta no lugar com a superbonder.

Também pode-se usar esta outra cola especial para plastimodelismo, o bico aplicador é fino como uma agulha e assim permite maior precisão, porém a velha superbonder é mais barata e mais fácil de se achar aqui no Brasil. Todo cuidado é pouco ao aplicar essas colas, elas escorrem muito facilmente e podem manchar o plástico e a pintura se aplicadas em excesso, além de grudar em nossos dedos.

Mesmo com os pinos colados de volta no lugar, precisamos reforçá-los pois com o tempo o peso da saia da Rize vai quebrá-los novamente. Para isto vamos usar os alfinetes! Espere a cola secar e depois fure os pinos com a broca até atravessar por completo a base. Apóie a base firmemente numa superfície plana e mantenha a broca na perpendicular para não cometer erros.

Feitos os furos, teste para ver se os alfinetes entram com facilidade nos buracos. O ideal é que o diâmetro do buraco não seja grande o bastante para que o alfinete fique frouxo dentro dele, mas sim que seja necessário fazer uma pequena força, ainda que mínima, para fazê-lo atravessar a base. Caso não seja necessário alargar o buraco usando uma broca maior, retiramos o alfinete e derramamos cola dentro dos buracos. Apenas uma gotícula basta! Se a cola sair do outro lado, use um pedacinho de papel poroso para absorver o excesso. Papel ofício ou outro semelhante serve. Não use lenço de papel ou papel higiênco porque estes podem se rasgar e grudar na base.

Agora será necessário rapidez para colocar o alfinete dentro do buraco, principalmente se usarmos superbonder pois esta cola seca em segundos. Enfie o alfinete por completo até que a cabeça deste fique rente à parte superior do pino plástico.

Use o alicate para cortar fora a parte do alfinete que não ficou dentro da base. Corte o mais rente possível para que não fique nenhuma pontinha sobrando. Deixe secar por uma hora pelo menos.

Eis aí a base consertada e com os pinos agora bem mais fortes do que eram originalmente. Depois que fiz isso, minha Rize está em sua base e com seu traje completo há meses já e os pinos não voltaram a se quebrar =)



Além dos pinos quebrados, a pobre Rize sofre com outro problema conhecido por todos que a possuem: sua alabarda não se apóia na palma de sua mão esquerda, tal como deveria ser. Este problema pode ser satisfatoriamente resolvido usando-se um pedacinho da fita que aparece na foto abaixo. Esta fita é uma espécie de goma que gruda de ambos os lados. Ela possui mil e uma utilidades e pode ser comprada em lojas de ferragens.

O ideal é usar esta fita pois ela possui um poder adesivo muito maior que o de uma fita dupla face comum. Ela é usada para prender quadros na parede, entre outras coisas mais. Corte um pequeno quadrado de uns 4mm de lado e cole na palma da mão da Rize.

Ponha a alabarda no lugar e grude o cabo no pedaço de fita que está na mão da Rize, voilà! =)



Não fique com receio de usar esta fita, ela não mancha e nem é forte o suficiente para descascar a tinta. Eu a tenho usado para prender algumas espadas, armas e outros acessórios de algumas de minhas figures que teimam em não ficar no lugar. E caso necessário é fácil removê-la =)

Estas dicas obviamente não se aplicam apenas à Rize, elas podem ser empregadas em qualquer figure que apresentem problemas semelhantes.

domingo, 15 de novembro de 2009

Minha Saber finalmente!


Não vou fazer um review extenso da Saber Liliy Distant Avalon porque já existe pelo menos uma centena deles on-line. Para quem desejar ver mais fotos dela, novamente eu indico o foo-bar-baz. Farei apenas um breve review para demonstrar o quanto gostei desta figure.

Fate Stay Night e Saber já eram populares quando comecei a colecionar figures seriamente no início de 2006. Naquela época já deveria haver pelo menos uma dezena ou mais de diferentes figures da Saber no mercado, isso sem mencionar as de outras personagens do jogo. Eu mesmo jamais joguei Fate Stay Night, originalmente um eroge para computador, mas assiti ao anime, que até onde sei, é mais ou menos fiel ao jogo. Sem as cenas de sexo obviamente, pois não se trata de um anime hentai. O anime é bom, mas não chega a ser excepcional, por isso até hoje eu não entendo bem o motivo da duradoura popularidade da série, que já originou outros jogos para PC, PS2 e PSP e mais um movie a ser lançado no início de 2010, e nem a popularidade de sua heroína principal, Saber.

Saber é bonitinha, mas isso por si só não é suficente para vencer uma batalha onde há milhares de outras competidoras igualmente belas e até ainda mais belas que ela. Talvez sua popularidade venha desse seu ar cool de guerreira de armadura e, neste aspecto, ela não possui tantas rivais assim. Inicialmente foi apenas isto o que me fez interessar por ela ou por suas figures mais exatamente. Sendo tão popular, não apenas a Saber de vestido e armadura foi transformada em figure, praticamente todas as demais possibilidades de vê-la e vestí-la foram exploradas: Saber com roupas normais, school girl, biquini, maid, etc. A escolha é vasta.

Em meio a tantas variantes, surpreendentemente eu achei difícil encontrar uma Saber que de fato me agradasse. Eu queria uma Saber tradicional, digamos assim, com seu vestido azul, armadura e espada. Embora houvesse um bom punhado de Sabers caracterizadas dessa forma, nenhuma me agradou o suficiente para que eu a comprasse. Rostos esquisitos ou feios, poses esquisitas ou sem graça, armaduras demasiado enfeitadas, falta de fidelidade à personagem original enfim. Portanto minha primeira Saber acabou sendo a Saber Alter, da Alter, uma das das Saber diferentes da original, porém até hoje uma das melhores figures dela. Minha segunda Saber foi sua versão figma e a terceira a Saber Lily, também uma figma. Todas elas boas, porém ainda não eram a Saber que eu desejava. As figmas são bonitinhas, mas são muito pequenas e suas articulações compromentem a estética.

Quando a Good Smile Company divulgou as primeiras fotos da sua Saber Lily, tal como ela aparece no jogo Fate Unlimited Codes, não tive dúvidas de que finalmente surgia uma figure da Saber tal como eu queria vê-la e tê-la: bonita, fiel a original, em postura de combate e trajando seu vestido e armadura completos. É verdade que a versão Lily não é a Saber original, porém eu a considero ainda mais bela.

Em seu traje azul e branco com armadura, Saber usa manoplas desajeitadas e feias. A parte que protege seus braços é grande demais e aparenta ter muito peso, já como Saber Lily suas manoplas são menores, de aspecto realístico e portanto mais bonitas. A pesar da grande saia e da pose dinâmica, o escultor Kawahara Takayuki foi habilidoso o bastante para permitir que sua Saber pudesse ficar de pé sem o auxílio da base.

O nome Saber Lily, セイバー・リリィ no original, não é uma insinuação de qualquer tendência homossexual da Saber, mas sim se refere à forma de sua saia quando vista de cima, que é tal como as pétalas de um lírio.


Para este review, eu tirei fotos da Saber Lily apenas empunhando a espada Excalibur. A pesar de eu achar a espada Caliburn mais bonita, minhas duas figmas já estão equipadas com ela e esta magnífica Saber Lily merece empunhar sua espada mais poderosa. Também optei por deixar de lado a bainha da espada Excalibur, chamada Avalon. Embora no jogo ela faça parte do golpe Distant Avalon que saber está executando, eu acho que o efeito visual dessa combinação é mais estranho que interessante. Para fotos das diversas possibilidades com as espadas e a bainha, remetam-se ao link que mencionei lá no início.


Saber aqui é um samurai desenhando no ar com sua espada e seu corpo um golpe infalível. Seu belo rosto, fiel ao original, mostra determinação, nada de raiva ou fúria incontida. Os grandes olhos verdes atentos ao menor movimento do adversário. Seu longo cabelo loiro não está enrolado e preso tal como nos acostumamos a vê-lo, mas sim amarrado em um rabo de cavalo que flutua no ar levado pelo movimento de sua cabeça. Gostaria apenas que o cabelo fosse de um amarelo mais vivo, porém esta cor é fiel ao character design original que inspirou o escultor.


Em sua roupa original, Saber usa ceroulas sob a saia, escolha muito lógica se pensarmos que ela é uma rainha guerreira trazida de épocas medievais... Mas desde quando os criadores de videogame mostram qualquer compromisso em representar a realidade corretamente?! Enfim, seu traje de lírio é bem mais revelador, seus ombros e costas estão despidos para nosso deleite e, muito melhor, as ceroulas ficaram no armário e Saber nos presenteia com uma calcinha de tamanho adequado, meias rendadas e cinta-liga! Hu-lá-lá! =D

É verdade que a calcinha é a velha calcinha branca de sempre que aparece em 95% das figures. Os criadores de figures deveriam consultar uns catálogos de lingerie em busca de inspiração. Ela poderia ao menos ter umas rendinhas... Porém, se a calcinha é monótona, as coxas da Saber são espetaculares! Brancas, bem torneadas, com músculos e tendões distendidos pela postura do golpe que ela está executando. Palmas para Kawahara Takayuki! =)


A base desta figure é uma das mais bonitas de toda a minha coleção, e também é a segunda maior de todas. É necessário um bom espaço se quisermos deixar a Saber Lily exposta em uma estante ou outro lugar qualquer.

Como nada é perfeito, vamos às falhas de execução: Primeiramente faltou a GSC incluir dentro da caixa um folheto explicativo mostrando que a ponta do cabo de ambas as espadas pode ser removida para facilitar sua colocação na mão direita da Saber. Em casos semelhantes, é normal que o punho todo se separe do guarda-mão e da lâmina. Como não consegui remover o punho, supus que a espada deveria ser posta no lugar por inteiro e com isso acabei raspando um pouco a pintura da palma da mão da Saber. Isto é o que podemos chamar de economia porca!

No MyFigureCollection alguns reclamaram de marcas de digitais na pintura. Felizmente não aconteceu comigo, no meu caso a maior falha foram algumas gotículas de tinta preta que respingaram numa parte das pétalas cor-de-rosa da saia, tal como se vê na foto abaixo.

Sempre é uma boa surpresa quando, ao tirar uma figure da caixa, vejo que ela é maior do que eu esperava. E esta figure é grande, sua escala é de 1/7 para maior, quase 1/6. Não é qualquer cantinho de prateleira que vai acomodá-la.

Finalmente eis o confronto entre duas das mais populares heroínas dos eroges: Saber e Ignis! Qual das duas vencerá? Pelo amor que tenho por ambas, desejo que seja um empate com as duas ficando vivas =D Provavelmente no mesmo esquema manjado dos cross-over de super heróis Marvel/DC, elas troquem uns golpes para depois fazerem as pazes e sairem à caça de seus inimigos que se aliaram para derrotá-las =)

Detalhes do Lançamento:

Nome: Saber Lily Distant Avalon
Altura: 21cm
Escala: 1/7
Origem: Fate unlimited Codes
Fabricante: Good Smile Company
Preço: 9.800 ienes
Lançamento: setembro de 2009

Esta figure é uma daquelas que deveriam ser compradas ainda no lançamento, pois como era de se esperar ela é um grande sucesso e já está esgotada na maioria das lojas on-line. No eBay, os vendedores que ainda a têm, estão pedindo preços muito inflacionados e a situação somente irá piorar com o passar do tempo =P

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cammy Zero por Yamato


Não sou fã de Street Fighter, como alguns amigos meus são, mas certamente sou fã de garotas bonitas, sejam elas de onde forem, daí quando notei as primeiras fotos desta Cammy nalgum Akiba-Hobby ou foo-bar-baz da vida, ela entrou imediatamente na minha lista de possíveis aquisições. Quando a versão de PVC do garage kit original ficou disponível para encomendas, eu reservei uma para mim sem hesitação e agora finalmente eu a tenho aqui comigo =)

Na verdade recebi esta figure há mais de dois meses e o principal motivador deste review foi um pedido da minha amiga de fórum, Singer_Yuna. Perdoe minha demora, Yuna! =P A despeito do pedido, esta Cammy merece um review por seus próprios méritos, vocês haverão de concordar!

Cammy está representada com seu uniforme de soldado da Shadaloo, tal como ela aparece em Street Fighter Zero. Seu traje, puro fanservice, foi obviamente inspirado num uniforme alemão da II Guerra e, talvez pensando nisso, o escultor Yoshizawa Mitsumasa lhe conferiu a perfeita postura de um soldado das Waffen SS prestando continência, embora ela obviamente não esteja fazendo a saudação nazista.

Ao contrário da maioria das minhas figures, esta busca o realismo na representação do corpo humano e certamente é a figura mais anatomicamente exata de todas as que possuo até o momento. Yoshizawa Mitsumasa está acostumado a criar figures a partir de ilustrações de Shunya Yamashita, provavelmente por causa disto esta Cammy pareça inspirada nalgum desenho do Shunya, mas até onde pesquisei, não é este o caso.

O corpo humano tem simetria bilateral, mas seus dois lados, esquerdo e direito, não são a imagem especular um do outro, existem pequenas diferenças e Yoshizawa Mitsumasa teve grande cuidado ao representar estas diferenças conferindo a esta figure um notável realismo. Primeiro podemos reparar que seus seios não estão exatamente na mesma altura, o seio direito está ligeiramente acima do esquerdo e isto se deve ao braço erguido, os músculos distendidos no peito e no ombro puxam o seio para cima.

Claro que sei que um corpo humano costuma ter sete cabeças de altura e esta Cammy tem um pouco mais de oito cabeças, ou seja, uma proporção de super-herói, mas isto não diminui o seu realismo anatômico. Por exemplo a extremidade superior dos ossos ilíacos é claramente visível em sua cintura.

Cammy usa botas de couro de cano longo e bico quadrado, típicas dos soldados alemães nas duas guerras mundiais, diferentes dos coturnos de lona e couro da versão Delta Red.

Nas costas da Cammy, depois que conseguimos parar de olhar para o seu bumbum, vemos que suas omoplatas e a linha de sua coluna estão claramente representadas. A omoplata direita está também um pouco acima da esquerda pelo mesmo motivo porque o seio direito está acima do esquerdo.


Ao contrário da pobre Mercedes, nesta figure também do mesmo fabricante Yamato, a pintura e o acabamento são excelentes: as linhas de molde foram completamente lixadas, as falhas na pintura são insignificantes e não há fendas ou folgas de qualquer espécie que tornem óbvio quais partes foram unidas para montar a figura. Pode-se argumentar que esta figura é maior e bem mais simples que a Mercedes, mas é certo que muita coisa poderia ter dado errado caso a sua fabricação não houvesse sido cuidadosa, muito mais cuidadosa que no caso da Mercedes. Talvez elas tenham sido feitas em linhas de produção diferentes?


Eu gostaria que o cabelo houvesse recebido uma pintura mais amarela que desse uma melhor idéia de cabelo loiro, a cor que usaram nem sei ao certo como nomear, é um amarelo pálido e frio com um tom esverdeado.


O rosto da Cammy é muito bonito, especialmente seus olhos verdes que nos lembram os desenhos de Shunya Yamashita, tal como eu disse antes. Seu olhar fixo sugere o efeito da hipnose de M. Bison, mas não diminui sua beleza. Os lábios são bem delineados e receberam uma delicada pintura rosa claro brilhante. Uma pincelada longa de um tom de pele mais escuro em sua bochecha esquerda produz a cicatriz que é uma das marcas registradas da Cammy... Talvez por causa disso ela não pôde seguir uma carreira de top model e teve que se alistar na Shadaloo =P



Os joelhos são muito bem esculpidos e gradações na pintura da pele produzem o efeito de sombra que acentua o realismo. A linha superior do cano de sua bota direita é ligeiramente mais baixa que a esquerda, indicando que ela está pondo mais do peso de seu corpo em sua perna direita. A pintura de camuflagem nas pernas, outra marca registada da Cammy na sua versão Delta Red, é substituida por relâmpagos azuis nesta Cammy Shadaloo, o efeito é igualmente marcante.

O bumbum da Cammy, um dos mais bonitos de minha coleção, é outro exemplo das discretas assimetrias de que falei antes, suas metades não são exatamente iguais.

Suas longas tranças são flexíveis e foram lixadas e pintadas de forma competente, as linhas de molde que não desapareceram por completo são muito discretas.

As luvas de luta são igualmente bem pintadas, assim como as unhas em seus dedos, a cor das luvas na realidade é mais rosada que aparenta ser nestas fotos.


Esta Cammy foi lançada em três esquemas de cores diferentes, além desta azul, há também uma rosa e uma verde, as três ainda podem ser encontradas com facilidade. Vou ficar devendo a foto dela ao lado da lata de suco para comparação de tamanho, mas estejam certos de que esta é uma figura grande, o topo da lata fica cerca de 1,5cm abaixo da linha de sua virilha.

Como vimos os lançamentos da Yamato têm seus altos e baixos e a Cammy certamente é um dos altos, eu a recomendo a qualquer um que seja fã da personagem ou simplesmente goste de garotas bonitas capazes de descer a bolacha em qualquer marmanjo metido a besta =)

Detalhes do Lançamento:

Nome: Cammy
Altura: 26,5cm
Escala: 1/6
Origem: Street Fighter Zero
Fabricante: Yamato
Preço: 7.800 ienes
Lançamento: julho de 2009